img by – Blog Trello

Neste post vamos conversar sobre trabalho remoto, home office, atendimento virtual, nossas experiências, quais ferramentas utilizamos e dicas que podem ajudar a melhorar.

Experiências

A PIPA7 não temos escritório, então todo trabalho é feito home office, acreditamos nesse método de trabalho e conseguimos tirar o melhor proveito de nossas habilidades no trabalho remoto.

Só que ainda nem todos estão prontos para o trabalho remoto, e quando falo nem todos, falo de clientes e profissionais. Quando todo mundo pensa em trabalho remoto, logo vem a imagem de estar trabalhando no sofá bem descansado produzindo muito, só que não é bem assim.

É necessário muita disciplina e organização, há uma ruptura quando saímos de casa e vamos para o escritório, sabemos que está no horário de trabalhar, as distrações são muito menores. Mas e quando trabalhamos em casa? Há muitas distrações, e se tiver outras pessoas no ambiente, é preciso que elas entendam a respeita a necessidade do trabalho.

Comunicação

Quando trabalhamos dessa forma, é preciso muito saber se comunicar bem, quando estão todos na mesma sala, é só tirar a dúvida na hora. Mas no remoto não, nem sempre o outro está online, é necessário organizar muito bem o que precisa ser feito, ter a maior quantidade de informação possível para não atrapalhar o andamento da atividade.

Muitas vezes alguém vai ter mandar uma mensagem somente com um “Oi”, e você precisa responder e só depois vai receber o conteúdo, isso acontece muito e atrapalha o andar das coisas, quando precisar se comunicar, já envie todo conteúdo na mesma mensagem. Exempo: “Oi, tudo bem? Poderia me enviar a imagem para o post?”. Assim corta uma etapa e se tem o processo mais rápido.

Ferramentas

Para trabalhar dessa forma é preciso utilizar algumas ferramentas.

Trello, utilizamos para gerenciar tarefas, como trabalhamos com vários projetos, cada um é um quadro, e um quadro genérico para agrupar tudo e gerenciar de maneira mais ampla.

Google Agenda, colocamos as reuniões e pagamentos. O entregas de projetos e tarefas são gerenciadas no Trello.

Google Drive, é essencial, precisamos ter todos os arquivos em todos lugares, ajuda e muito no trabalho.

Utilizamos também o nosso sistema, Sua Gestão, para gerencias as finanças e clientes, caso tenha interesse, entre em contato 🙂

Para comunicação utilizamos o Whats App, Telegram, Hangouts, Skype, email próprio, Slack e o Zoom. Parece muita coisa, mas é mesmo, é necessário se adaptar aos clientes e se comunicar no que for mais fácil para eles.

Dicas

1 – Prazos – Para você se tornar confiável necessita ser pontual com seus trabalhos e bem organizado, e digo organizado em entregar tarefas. Exemplo na área de desenvolvimento e criação, para desenvolver projetos não ficamos das 8h às 18h na frente do computador, fechamos contratos e prazos de entrega e feedbacks e para área como escritórios, e secretário(a) virtual o necessário é ficar disponível.

2 – Separe um lugar para trabalhar sem distrações e que as pessoas entendam que é a hora em que você está trabalhando.

3 – Procure o máximo de informação possível antes de iniciar uma atividade, quebrar o fluxo da atividade por falta de informação é péssimo.

4 – Descanse, parece óbvio, mas muitas vezes trabalhamos até tarde sem perceber e isso gera muito desgaste.

Conclusão

Trabalhar com clientes acostumados com trabalho remoto, parece óbvio, mas entre contratante e contratado os 2 tem que estar acostumados com esse trabalho se não ninguém trabalha com ninguém, pois o contratante não sabe se você vai fazer o trabalho e o contratado não sabe se vai ser pago pelo Job. Assim fica um clima de desconfiança que não saí contrato.

Google Hangouts

Você que trabalha, ou quer trabalhar como freelancer ou remoto, para ser confiável você necessita de portfólio, de trabalhos e depoimentos de clientes referencias.

Assim o contratante se sente mais seguro para contratar você.

Você contratante, não é porque possui essa forma de trabalho que todos da área são confiáveis, mesma dica, procure referencias, olhe portfólios, busque referencias na internet. Assim pode ficar mais tranquilo para contratação.

Bom para um trabalho remoto e/ou Home Hoffice acredito é fundamentalmente ter maturidade para mesclar o trabalho, a vida pessoal. Resumindo, disciplina e organização são habilidades valiosas e que te ajudaram demais.

Dúvidas, ideias, comentários só chamar.